segunda-feira, 29 de junho de 2009

Charges sobre a morte de Michael Jackson

Perguntaram minha opinião sobre o comentário do anônimo que não viu “muita graça” na charge que fiz sobre Michael Jackson. (Re)Veja aqui. Resposta: Achei normal! Por dois motivos:

Primeiro, porque é impossível agradar a todos. Sempre terá uma pessoa que não vai gostar de um filme, de uma comida, de uma história ou de uma piada. Ou que simplesmente não entenderá o conteúdo de um desenho. Artistas, se querem mesmo ser artistas, precisam se preparar para receber vaias também. Sofia Coppola, por exemplo, já recebeu vaias em Cannes.

Segundo, porque usei a imagem de um homem que é ídolo de várias pessoas no mundo e que acabou de falecer. Sempre rimos das piadas que faziam sobre sua aparência. Agora, muitos acham que o correto é não rir, pois o momento é de respeito à dor dos fãs. Eu também gostava muito do cara e admiro muito toda a sua genialidade musical e generosidade com a população da África! A piada que fiz não é só sobre sua morte, mas também sobre seu rosto, que há muito tempo se aproximava da aparência dos figurantes do clipe “Thriller” (desculpem-me a sinceridade...). Trata-se de piadinha pronta, semelhante à que fazem sobre a velocidade de Rubens Barrichello ou sobre os trejeitos de Clodovil Hernandes.

Quando fiz a charge, tinha a consciência de que pedras seriam atiradas. Eu esperava receber um monte de comentários (com muitas críticas), mas só recebi um. Quem comentou preferiu não revelar o nome, mas foi sincero ao dizer o que pensava. Adorei! Em certos momentos, prefiro a sinceridade de um anônimo à moderação de um conhecido que, só para não me magoar, prefere mentir.

O fato é que não fui o único a produzir uma charge sobre o óbito de Michael Jackson. Os leitores do meu blog até foram muito bonzinhos comigo... Em outros blogs choveram críticas e mais críticas nos comentários. Segue a lista de alguns links com xingatórios e muita polêmica (quem mandou mexer com celebridade?):

Blog dos Quadrinhos
O jornalista Paulo Ramos elegeu uma charge como a melhor. Reparem nos comentários a ira de alguns leitores.

Nadaver
São cinco charges, eu acho. Também não foram bem recebidas por todos os leitores.

Poesia de Tom Zé em homenagem a Michael Jackson
Não são apenas os chargistas que mencionam um fato que marcou a vida de Michael Jackson, queira os fãs ou não.

Political Cartoons
Esse site é perfeito, pois reúne diversos tipos de charges produzidas por artistas do mundo inteiro. Tem charges comportadas e polêmicas. Separei algumas:
Frederick Deligne
John Darkow
Brian Fairrington
Taylor Jones

Coluna do Regis Tadeu, no Yahoo
Esse foi muito xingado, pelo jeito.

E chega desse assunto! Peço desculpas por qualquer ofensa e... deixem o astro descansar em paz!
Postar um comentário