sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Día de la Historieta Peruana

No dia 12 de setembro comemora-se o Dia dos Quadrinhos Peruanos. A data foi escolhida, segundo historiadores do país, porque marca o momento em que o personagem Sampietri, de Julio Fairlie, se despede de outros que eram publicados no jornal Última hora, em 12 de setembro de 1952. Sampietri aparece no ultimo quadro de várias tiras, como as de Pato Donald (Disney) e Buck Rogers (Rick Yages), para dar início a um período importante na história dos quadrinhos peruanos. No dia seguinte, o diário passou a publicar somente histórias de autores naturais do Peru.

Resolvi elaborar uma página de quadrinhos como forma de homenagem. A HQ pode ser lida aqui, mas também se encontra no blog LaNuez, do versátil artista Javier Prado.

Para quem se interessar, indico os sites de três artistas peruanos:

Julio Fairlie Silva Blog do autor de Sampietri, o mesmo personagem que se despediu das tiras estrangeiras que eram impressas no diário Última Hora.

Pablo Marcos Eu sou fã dos quadrinhos do bárbaro Conan, personagem criado pelo texano Robert E. Howard. Algumas das melhores páginas desenhadas para o personagem foram feitas por Pablo Marcos, desenhista do Peru.

Boris Vallejo Um dos pintores de imagens fantásticas que mais admiro nasceu no Peru. As Imagens de Boris Vallejo e de sua esposa, Julie Bell, são incríveis! Quando crescer, quero fazer trabalhos iguais ao dos dois. Curiosidade: a esposa de Vallejo é ex-alterofilista e já serviu de modelo para suas pinturas.
Postar um comentário