quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Dia de la Historieta

Devido a semelhança da data 31/08 com a palavra blog, ontem comemorou-se o Dia do Blog. Como tive problemas com minha conexão de internet (e não tenho medo da minha cara de madeira), só hoje posso postar o que queria ter feito na data. Nesse dia, blogueiros de várias partes do mundo promovem a divulgação de outros blogs.

Como sou fã de quadrinhos, gostaria de aproveitar que dia 4 de setembro é o Día de la Historieta, para indicar blogs de nuestros hermanos argentinos. A data ainda não é oficial, mas há um projeto de lei para incluir as comemorações no calendário cultural do país. Nossos vizinhos festejam nessa data, pois Cristóbal Reynoso (mais conhecido como Crist) publicou um texto na Revista Fierro, em 1957, sobre o dia em que recebeu a revelação de que seria desenhista. Segundo ele, foi quando surgiu o primeiro número da revista Hora Cero Semanal, que publicou o primeiro episódio de El Eternauta, famoso personagem de historias en cuadritos criado por Héctor Germán Oesterheld e Francisco Solano López. Também havia nessa edição uma história com roteiro de H. G Oesterheld ilustrada por Hugo Pratt, outro artista importante para a história dos Quadrinhos, criador de Corto Maltese.


Vamos aos blogs (todos em espanhol, é claro!):

Começo indicando o blog do grupo de amigos que fundou a Comisión Día de la Historieta, responsável pela instauração da festa no dia 4 de setembro. O interessante do blog são as HQs disponíveis para leitura.

O autor argentino Ricardo Liniers Siri publica suas tiras no jornal Folha de São Paulo e vem ao Brasil em outubro, para participar do FIQ, em Belo Horizonte.

Gosto da cena independente! Por isso, indico esse blog, que também disponibiliza Quadrinhos para baixar. Detalhe: os caras não são argentinos, são colombianos. Mas indico porque apóiam o Día de la Historieta.

O blog reúne várias edições da Revista, além de fotos de bastidores e entrevistas.

Cada blog que indiquei oferece vários outros links. Portanto, preparem-se para navegar por horas na internet, caso considerem o tema interessante. Boas descobertas!
Postar um comentário