terça-feira, 6 de outubro de 2009

20ª Amadora BD

Até que enfim... é hoje!
Para meu alívio, o FIQ começa hoje!
Mas não é sobre o FIQ que escrevi nesta postagem. Ainda vou preparar material especial, provavelmente.

O tema desta postagem é outro festival internacional de quadrinhos, que acontece não em Belo Horizonte, mas na cidade de Amadora, em Portugal. Enquanto festejamos aqui, durante esta semana, a 6ª edição do FIQ, os portugueses se preparam para a 20ª edição do festival, que ocorrerá entre os dias 23 de outubro e 8 de novembro. Além de comemorar os 50 anos da criação de Asterix, Amadora também comemorará os 50 anos de carreira de Maurício de Souza, que já confirmou presença no evento.

Ontem, enquanto eu esperava ansiosamente pelo dia de hoje, em que o FIQ começa, eu resolvi me distrair, coletando informações sobre o Festival de Amadora. Entrei no site oficial do evento e me diverti com a brincadeira Let’s play. Trata-se de um convite para que cada visitante construa um personagem, utilizando vários desenhos prontos de cabeça, feições, tronco e pernas, feitos por Rui Lacas. O interessante, é que depois de compor o visual do personagem, você pode enviá-lo para o e-mail de seus amigos e submetê-lo para que apareça num álbum que será impresso e exibido no festival. Eu fiz um personagem e pude vê-lo num dos quadrinhos do álbum. Muito legal! Recomendo! Para nossa sorte, o site é em português, ora pois! Clique aqui para criar o seu personagem também.



Todos os desenhos para a composição do personagem foram feitos por Rui Lacas, autor do livro "Obrigada, patrão", que foi eleito o melhor álbum de banda desenhada portuguesa pelo Festival Internacional de BD da Amadora (FIBDA), em 2007, além de ter ganhado, no mesmo ano, o Prémio de Melhor Argumento no Festival de Les Moulins, na França.

Bom, pelo menos, consegui me distrair, para suportar a espera pelo dia de hoje. Até que enfim, o FIQ vai começar!
Postar um comentário