segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Mesmo Delivery


Para quem não conhece os dois personagens acima representados, deve ser mais difícil compreender a cena. Os dois não estão brigando. Um está tomando leite, enquanto o outro canta e dança uma música do Elvis Presley: Rufo e Sangrecco. Fazem parte do álbum Mesmo Delivery, da editora Desiderata.

Mesmo Delivery é uma história em quadrinhos extremamente violenta (e, por isso mesmo, divertida), escrita e desenhada por Rafael Grampá, autor vencedor do Eisner Awards, o Oscar dos quadrinhos, na categoria Melhor Antologia, com a revista independente 5, em parceria com os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, a italiana Becky Cloonan e o grego Vasislis Lolo.


Conta a história de uma carga misteriosa que está sob a responsabilidade de Rufo, um ex-boxeador que arrumou emprego na transportadora Mesmo Delivery. Para garantir que a carga não seja aberta em hipótese alguma, o chefe da transportadora envia o capanga Sangrecco para vigiar Rufo e a carga durante a viagem. Mas a situação complica quando os dois param num bar de beira de estrada e encontram um grupo de ladrões decididos a roubar o contêiner do caminhão.


O traço de Grampá é o que mais se destaca. O autor caprichou nos ângulos em que desenhou as cenas, experimentando, de forma certeira, planos e seqüências que enchem os olhos do leitor. Apesar de o autor ser brasileiro, o álbum foi lançado primeiro nos Estados Unidos (pela editora AD House) e está sendo relançado por lá pela editora Dark Horse.


Quando leio quadrinhos, o que mais procuro é diversão, mesmo se o tema for muito sério. Mesmo Delivery é um exemplo perfeito de que quadrinho nacional é tão bom quanto o de qualquer outro país. O Portal Literal disponibilizou um preview em PDF, com as 16 páginas iniciais do álbum, em seu site.


Decidi enviar a fan art que ilustra esta postagem para o Rafael Grampá. Minha versão destaca o copo de leite que Rufo pediu no bar e a paixão de Sangrecco pelo Elvis Presley. Recentemente, Grampá inaugurou um blog para postar os desenhos que recebe de seus fãs. Quem quiser conferir, pode clicar aqui.



Postar um comentário