quarta-feira, 10 de março de 2010

Lançamento do Celacanto #2

Quem costuma ler todos os comentários deixados neste blog ficou sabendo que estou prestes a publicar uma história em quadrinhos em Portugal. Trata-se de uma história curta, de duas páginas, que faz parte da segunda edição do Celacanto, com lançamento previsto para o dia 18 de março, às 18 horas, no Museu Nacional de História Natural, em Portugal.
Capa desenhada por Miguel Rocha, especialmente para a edição.

Celacanto é um ecozine publicado pela Editora Qual Albatroz, em Portugal. O livro é uma coletânea de textos e ilustrações que vão desde o ensaio à poesia passando pelos quadrinhos. O termo “ecozine” foi cunhado pela editora para designar um fanzine com preocupações ecológicas.

A primeira edição foi dedicada ao albatroz, a ave marinha mais ameaçada do mundo. Das 22 espécies existentes, 19 correm perigo de extinção. Metade das vendas foi doada para o projeto Save the Albatross.


A segunda edição, junto com o Grupo Lobo, busca alertar para os problemas que o lobo enfrenta, principalmente o Lobo Ibérico, e angariar fundos para a proteção do seu habitat. O Lobo Ibérico é uma subespécie de lobo que habita a Península Ibérica, e encontra-se exposto a um sério risco de extinção, com uma perda cada vez maior de território, com perseguições e matanças, baseadas numa injusta acusação de ser um animal que ataca rebanhos e outros animais criados para consumo do Homem. Segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (SNPRCN, 2005), pensa-se que existam apenas cerca de 2500 lobos, dos quais 300 estão em território português.


Convite para o lançamento

O Ecozine será vendido a um preço simbólico e os lucros, se superiores à expectativa da editora, reverterão a favor da construção da lendária “cidade-alcateia” idealizada no sec. XVIII por José Lupino. Em caso de lucros menores, esses serão doados ao Grupo Lobo, uma associação não governamental de defesa do ambiente, independente e sem fins lucrativos, que foi fundada em 1985 para trabalhar a favor da conservação do lobo ibérico e do seu ecossistema em Portugal.

No dia do lançamento, será realizada uma exposição chamada "Lobos para Todos" que permanecerá no Museu até dia 11 de Abril. Por enquanto, é conveniente que eu não publique minhas páginas aqui, no blog. Assim que puder, mostrarei para vocês. Quem quiser saber mais sobre o Celacanto, pode clicar aqui (para ver o Comunicado de Imprensa em PDF) ou acessar o site da Editora.


Pedacinho de uma das páginas da minha contribuição no Celacanto.

Além do Celacanto, existem outras novidades, também de Portugal. Aguardem! Assim que eu puder contar, vocês saberão. :)

Postar um comentário