terça-feira, 10 de abril de 2012

Charges e tirinhas de Economia

No início do ano, eu quase virei um expert em Economia. Adquiri um dicionário sobre o assunto, me dediquei a acompanhar todas as notícias em jornais e a (per)seguir todos os perfis sobre o tema nas redes sociais. Aprendi muitas coisas - como o significado de "BRICS" e de “agência de classificação de risco Standard & Poor's” - e, definitivamente, passei a gostar do assunto. Tudo isso só para participar do 5º Concurso de Ilustração da Folha de São Paulo, cujo tema era Economia

Depois de dois meses após a divulgação do resultado do concurso, resolvi publicar no blog as charges e tirinhas que eu havia preparado. Não fui um dos vencedores, mas adorei participar. Foi um ótimo exercício de criatividade tentar extrair humor de assuntos tristes como a crise econômica na Europa e notícias que, às vezes, se baseiam apenas em números e estatísticas.

Pensei que fiz besteira, ao usar nessa charge o famoso bordão do filme "Tropa de Elite", pois, alguns dias depois de ter enviado minhas artes para o jornal, a economista Míriam Leitão publicou um texto para explicar porque a Grécia não poderia sair da Zona do Euro durante a Crise Econômica. Esse texto pode ser lido ao clicar aqui. Mas, ao acompanhar as notícias, vi que eu não estava tão errado como pensava. Aliás, recentemente, até publicaram uma notícia (que pode ser lida aqui) sobre a possibilidade de quebra da Grécia e sua saída da Zona do Euro.

Tirinhas que fiz, baseando-me na notícia que pode ser lida ao clicar aqui. Acredito que essa notícia, veiculada logo no início do ano, é a que mais tem norteado a campanha da Presidente Dilma. Exemplo: o Banco do Brasil e a Caixa reduziram suas taxas de juros para incentivar o povo brasileiro a gastar mais.

Para esta tirinha, utilizei duas notícias que podem ser lidas aqui e aqui. A primeira sobre o fungicida encontrado nas laranjas brasileiras e a segunda sobre as medidas anunciadas por Barack Obama para facilitar o turismo de brasileiros nos EUA.

E, para esta tirinha, a notícia foi essa aqui.

Para ver as outras charges e tiras que enviei, clique aqui.

Os vencedores do concurso são muito talentosos e, óbvio, mereceram. Agora que aprendi a gostar do assunto, vou acompanhar todos os dias o trabalho deles nas páginas do jornal.
Postar um comentário