terça-feira, 23 de abril de 2013

Ilustrações vetoriais no Flash

Sempre ouvi alguns desenhistas dizendo que é gostoso vetorizar no Flash, mas eu nunca havia experimentado, apesar de sempre ter gostado de alternar entre as várias técnicas de desenho que existem. Decidi que era hora de tentar quando recebi a encomenda de uma página cujas ilustrações poderiam ficar melhores se fossem feitas em vetor.

Sendo assim, rascunhei o desenho que deveria servir de base e importei para o palco do Flash. Criei as camadas que cada parte do desenho pedia e, ao poucos, percebi que, realmente, vetorizar no Flash é muito fácil e intuitivo. Rapidamente, se obtém novos pontos de ancoragem para realinhar qualquer traço. E basta aproximar o mouse de uma reta, e puxá-la, para conseguir a curvatura que se planejou.

Eu tenho muito mais familiaridade com o CorelDraw somente porque foi o que mais utilizei até hoje. Mas também já provei o Inkscape e, ultimamente, uso muito o Adobe Illustrator. Não pretendo discutir qual dos programas é o melhor. Respeito todos e gosto cada vez mais das melhorias que as novas versões trazem para os softwares. Dependendo do meu objetivo (da ilustração que quero obter), sou capaz de usar todas as ferramentas juntas: idealizo no Inkscape, importo para o CorelDraw, pulo para o Illustrator e concluo no Flash. A vantagem é que, se for possível animar o desenho, já estarei no programa certo.


Dica:
Para quem não lembra (ou não sabe), já expliquei em outra postagem deste blog o que são ilustrações vetoriais. Dos programas que citei nesta postagem, só o Inkscape é gratuito. Além da versão para instalação em desktop, que pode ser obtida pelo site oficial, existe um aplicativo que pode ser adicionado ao Chrome, para funcionar diretamente no navegador. É uma excelente alternativa de editor gráfico vetorial!

Postar um comentário